12 janeiro, 2011

Quebrando os mitos das motos 2 tempos!

Como vários daqui do Motoraid já sabem, eu Adalto, sou jurássico piloto da velha guarda, andei muito de Agrale, DT180, DT 200, KDX 200, KDX220, YZ250, Husq, KTM 250 (1994)...E por ai vai, meu currículo de motos é vasto, e das dois tempos então nem se fala, já andei muito de fumacê. Venho recebendo uma grande quantidade de ligações de todo o país, de pilotos perguntando sobre as motos 2 tempos, funcionamento, se liga fácil...Essa é a geração 4 tempos, pilotos que nunca tiveram um contato com as motos 2 tempos, e tem a péssima opinião formada por pessoas das antigas que hoje andam de 4 tempos e acostumaram com essas motos, não que as motos sejam ruim, claro que não são, só que a tocada da 4 tempos, sempre foi uma tocada mais recatada, desculpe rasgar o verbo, mas na minha época como as 4 tempos não tinham tanta pressão como as motos de hoje, eram motos para pilotos bundões como a gente falava na época. Kakakakaka As motos 2 tempos no passado, era um tiro! Assim que saiu a Husq 250 “El Camino”, quem conseguisse ficar sentado no banco por mais de 1 hora sem cair, era um herói, a moto era dura como um toco, e era rápido com um trovão, quem consegue andar numa coisa dessas? Muitos depois optaram em fazer trilha em motos de cross, cagada maior que essa não existe, uma vez comprei uma YZ citada no inicio da matéria, e só fiz sofrer, paguei 5 mil na época e vendi por 4 para o cara me pagar como ele queria, eu tinha que ficar livre daquele problema! Com a evolução, as motos 2 tempos não ficaram paradas no tempo esperando serem engolidas pela revolução dos motores 4 tempos. O berço do enduro mundial, digo Europa, não deixou a peteca cair e desenvolveram tanto as 2 tempos como as 4 tempos, hoje as motos brigam de igual para igual, e não precisa prestar muito atenção para enxergar isso, a maioria das motos que ganham essas provas de enduro extremo, todas são 2 tempos, em determinada prova que não me lembro ao certo se foi o Last Man Stand, das 10 primeiras motos que chegaram, 7 eram dois tempos, o resto era 4 tempos, quando o coro canta, as 2 tempos tira onda, essa é a verdade. Antigamente as motos 2 tempos eram conhecidas pelo seu consumo extremo de combustível, explosão de potencia louca e uma moto totalmente desconfortável, não era isso mesmo? Com a evolução das motos, tudo mudou, hoje uma GasGas EC 250 2 tempos, tem muito mais baixa que uma Yamaha WR 250 4 tempos, acredite se quiser! Em trilhas travadas, uma 2 tempos bem carburada, chega a fazer 10km com um litro de gasolina, nas trilhas mais abertas faz até 13! Com a nova tecnologia de mapeamento de CDI, com o toque de um botão, consigo deixar minha moto arisca ou muito mansa, me proporcionando um conforto acima do comum. O ligar a moto 2 tempos é a coisa mais simples do mundo a 2 tempos não tem problema de afogar, demorar para pegar, isso não existe, bateu de primeira pega, caiu deu umas 3 pedalas ela funciona, mais se você quiser mas não acho necessário, tem motos que vem com partida elétrica, mais comodidade ainda! Estourei o motor, minha moto entrou agua com areia e quebrei o motor inteiro! O gasto será 5x menor que se você tivesse feito a mesma coisa com uma moto 4 tempos, o custo de manutenção é muito baixo e não tem mistérios mecânicos para montar e desmontar. “A mais com tantas horas preciso de trocar pistom!”. Conversa fiada, se você usa um óleo bom no motor e na medida correta e em TODAS as vezes que você andar limpar o filtro de ar da moto, você tem motor para 10 anos sem ter que fazer nada, logico que cada piloto tem uma toca diferente do outro, estou falando de um piloto normal, não de um mutante, lembrando que nas 2 tempos, o óleo misturado na gasolina e muito mais importante que o óleo da caixa (motor), você pode trocar o óleo da caixa a cada 3 meses a 6 meses sem problemas, a não ser que entre em um rio fundo e entre agua no motor, é claro. Putz, acabou a gasolina da moto, só tem gasolina no posto do Tiãozinho mas é uma bosta o combustível dele, para as motos 4 tempos, a gasolina do Tiãozinho é o fim do mundo, para as 2 tempos pode até fazer uma diferencinha boba, só sentida pelo Felipe Zanol, nos mortais não iremos nem sentir. Resumindo a testamento acima. A moto 2 tempos evoluiu com as 4 tempos, na Europa berço do enduro mundial, a maioria dos trilheiros andam de 2 tempos por causa de tudo isso acima que mencionei. A moto 2 tempos, é mais leve, tem mais baixa, tem um custo de manutenção muito menor que as 4 tempos, da menos oficina que as 4 tempos, pega fácil mesmo que seja no pedal com gasolina ruim e desregulada, são mais baratas e estão voltando com tudo e com certeza um dia você vai andar em uma dessas, espere... Espero ter quebrado esse mito... Fonte: http://www.motoraid.com.br/